A questão étnico-cultural
Problemáticas ligadas a população negra
- Ascensão social
- Regularização das terras dos quilombolas
- Cota
- Aculturamento
- Preservação da cultura
- Regularização das terras indígenas
- Marco temporal
O conceito de raça inferior e superior foi cunhado e desenvolvido no período do colonialismo (Sec. XVI e XVII) e do neocolonialismo do (Séc. XIX).
Darwinismo social:
Foi estruturado pelo filósofo inglês Herbert Spencer, trata da “seleção social pela competição”. Nessa abordagem preconceituosa os menos aptos são preteridos no sistema social através do mecanismo de competição. A citação abaixo retirada do livro "Geografia: conceitos e temas" trata da influência de Spencer no Brasil.
“Assim, o pensamento de Herbert Spencer foi apropriado por aqueles que argumentavam que o Brasil não progredia devido ao predomínio étnico de negros e mestiços, devendo-se por isso estimular a imigração europeia [...]” (Lia Osório Machado, 2009, p.326).
A citação a seguir igualmente retirada do livro "Geografia: conceitos e temas" trata em específico do preconceito em relação aos mestiços no Brasil.
“Trata-se de uma população totalmente mulata, viciada no sangue e no espírito e assustadoramente feia”, escreveu Arthur de Gobineau, depois de sua estadia como Consul francês nos Rio de Janeiro em 1869/1870 (Lia Osório Machado, 2009, p. 327 e 328).
O quadro a seguir a "Redenção de Cam" (1895) de Modesto Brocos, também nos permite pensar sobre o preconceito instalado na sociedade brasileira em relação aos negros e mestiços. A tese do branqueamento da população brasileira como solução para o atraso do país aparece nessa tela.
Determinismo geográfico:
Observações:
Cabe atentar que as teorias raciais e do determinismo geográfico foram responsáveis pela discriminação e mortes de diferentes povos. Sem esquecer as diferenças, o escravismo, as segregação racial e o nazismo representam o que de pior foi feito em nome da discriminação de origem, cor e etnia.
Todos somos iguais nas diferenças, as características biológicas não explicam a ascensão ou decadência de um povo.