Crescimento da população brasileira

 Por Herodes Cavalcanti 29/07/2023

A população brasileira é de 203 milhões segundo censo de 2022

Obs.:

Censo ou recenseamento é o levantamento populacional geral realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ele ocorre a cada dez anos, o último foi em 2022.


Operários, quadro pintado em 1933 por Tarsila do Amaral. 

Conforme o quadro acima, o caldeamento (mistura) é uma das características da população brasileira. Os povos originários (indígenas), o negro cativo do continente Áfricano e os imigrantes da Europa e da Ásia contribuíram para formar a população brasileira.
Em nossa história as diferenças de cores e crenças guardam um passado conflituoso cujas marcas do escravismo e do roubo das terras indígenas persistem no presente. 

Demografia brasileira
1940 – 1960
  • A maior parte da população reside no campo. 
  • Alto nº de filhos por família.
  • Trabalho agrícola preponderante
  • Cresce a oferta de mão de obra para indústria

1970-1980
  • População urbana ultrapassa a rural 
  • Redução da mortalidade 
  • Mudanças na estrutura familiar
1990-hoje
  • Mudanças no mercado de trabalho, o setor de serviços torna-se central na geração de riqueza e renda
  • Redução da mortalidade e natalidade 
  • Mudanças na composição familiar são aceleradas 
  • Aumento da expectativa de vida 

Transição demográfica

Iniciada em meados do século XX a transição demográfica representa a progressiva redução da natalidade e mortalidade que ocorre junto com o aumento da expectativa de vida que por consequência eleva o número de idosos. Atualmente o Brasil está completando sua transição demográfica.

Janela demográfica ou bônus demográfico

Predomínio de jovens e adultos no conjunto da população. No caso brasileiro esse bônus está acabando.


As cidades que pagam mais de R$ 45 mil a seus habitantes para terem filhos

“O processo de transição demográfica ou transição vital é uma das principais transformações pelas quais vem passando a sociedade moderna. Ele caracteriza-se pela passagem de um regime com altas taxas de mortalidade e fecundidade/natalidade para outro regime em que ambas as taxas situam-se em níveis relativamente mais baixos. Além de alterar as taxas de crescimento da população a transição demográfica acarreta uma alteração da estrutura etária, quando diminui a proporção de crianças ao mesmo tempo em que há uma elevação no percentual de idosos da população” [...]. No Brasil, seus efeitos passam a ser notados de maneira mais marcante a partir de meados do século passado, e se deram de forma bastante rápida, com as populações sofrendo mudanças bruscas em curtos períodos de tempo. Esse comportamento vem provocando mudanças significativas na estrutura etária da população, com importantes implicações para indivíduos, famílias e sociedade”.

“A transição demográfica provoca alterações na estrutura etária da população, e isso tem um impacto considerável na sociedade. Um dos principais fenômenos decorrentes desse processo é o chamado bônus demográfico. O bônus ou dividendo demográfico é representado pelo período em que há uma alta proporção de pessoas em idade potencialmente ativa, comparativamente aos grupos etários teoricamente dependentes. Ou seja, uma elevada proporção de adultos na população, relativamente à participação de crianças e idosos. Teoricamente, esta maior proporção de pessoas em idade ativa favoreceria o desenvolvimento econômico [...] 
Fonte: As cidades que pagam mais de R$ 45 mil a seus habitantes para terem filhos. Portal do IBGE, 15/04/2015.

Conceitos básicos de demografia

  • População absoluta: nº. de hab. de uma determinada área. Ex. Brasil 211 milhões. Argentina 41 milhões. São Paulo 11 milhões, Buenos Aires 2,9 milhões.
  • População relativa ou densidade demográfica é o nº. de hab. por km2. Ex. Brasil 22 hab. por Km2
  • País populoso é o que possui alta pop. absoluta, ex. China 1,3 bilhão, Brasil, 211 milhões, EUA  316 milhões.
  • País povoado é o que possui alta densidade demográfica, ex. Bangladesh 813 hab/km2, Japão 370 hab/km2.
  • Taxa de fecundidade.  Número médio de filhos por mulher em  idade fértil, entre 15 e 49 anos de vida. No Brasil, em 2018, a taxa de fecundidade era de 1,7 filhos. Obs.: segundo especialistas em demografia a média de 2,1 filhos por mulher é necessário para manter a reposição populacional


População brasileira, leitura complementar


  • Crescimento vegetativo: CV = TN – TM

 Tx de nat. = n. de nasc. X 1000 ÷ n. hab.

Tx de mort. = n. de óbitos x 1000 ÷ n. hab.


 Evolução Taxas por mil.

Ano

Nat.

Mort.

CV

1940

44,0

25,3

1,8

2000

21,3

 30,1

1,4

2010

15,7

22,5

0,9



Pirâmides Etárias

São gráficos que representam mudanças da estrutura populacional. 

Observando abaixo a Pirâmide Etária de 2010 em comparação com a de 1960 nota-se que a base do gráfico que representa a população de 0 a 19 anos é mais estreito o que indica um menor número de crianças e jovens. Por outro lado, o ápice deste gráfico que representa a população de 60 a 70 anos é  mais largo o que evidência um maior do número de idosos.

Essas características mostra ao Estado brasileiro a necessidade de repensar o planejamento futuro da educação, do mercado de trabalho e da previdência social.



Dica de leitura:






Postagens mais visitadas deste blog

Modernização da agricultura brasileira

Luta pela Terra

Fusos horários e curvas de nível