Reformas urbanas: Paris e Rio de Janeiro
Por Herodes Cavalcanti
Contexto
- Desenvolvimento do capitalismo .
- Revolução Industrial na Inglaterra (séc. XVIII), França, Alemanha e EUA (séc. XIX).
- Intensa migração do campo para as cidades.
Motivos
- Necessidade de controle da população no intuito de evitar motins e disciplinar o uso do espaço urbano.
- Necessidade de melhorar o saneamento básico.
- Eliminar a proliferação de doenças (cólera, tuberculose, peste, varíola, etc.).
- Melhorar a circulação para o transporte comercio e produção.
Reforma urbana de Paris
Foi conduzida pelo prefeito Barão de Haussmann, entre 1853 e 1869, durante o governo na França de Napoleão III.
A reforma urbana de Paris serviu de exemplo para outras reformas realizadas em cidades dos EUA, Brasil, Inglaterra etc.
A reestruturação do espaço urbano implicou em um maior controle do Estado sobre a população para evitar barricadas e motins. Apesar desta tentativa durante a Comuna de Paris a população parisiense ergueu barricadas em sua luta pela defesa da cidade e pela construção de um governo popular.
Paris após a reforma
As ruas estreitas e tortuosas da Paris, herança do período medieval, deram lugar a amplos bulevares.
- Bulevares: avenida larga com muitas pistas divididas nos dois sentidos, geralmente projetada com preocupação paisagística
Arco do Triunfo
Fonte: imagem da Wikipédia.
A avenida Champs-Élysées vista do Arco do Triunfo
Fonte: imagem da Wikipédia.
Fonte: imagem da Wikipédia.
Reforma urbana da cidade do Rio de Janeiro
Foi conduzida em grande parte pelo prefeito Pereira Passos (1902-1906) durante o governo do presidente Rodrigues Alves.
Frente aos problemas urbanos decorrentes de um crescimento rápido da cidade (urbanização), o governo procura inibir a concentração populacional nas áreas centrais ao limitar a construção de cortiços. O argumento de limpeza e controle de epidemias justificativa a intervenção no espaço. Principais epidemias:
- Tuberculose
- Malária
- Peste bubônica
- Varíola
Principais obras de Pereira Passos
- Avenida Central (atual Rio Branco)
- Avenida Beira-Mar – nela mansões e palacetes foram instalados após a reforma
Fonte: https://espacomorgenlicht.wordpress.com/2013/09/02/o-rio-que-queria-ser-paris/ Acesso em 20-03-2021
A inspiração para construção da avenida Rio Branco veio da Paris governada pelo prefeito Barão de Haussmann.
Intervenção de Pereira Passos foi marcada pela demolições de imóveis e deslocamento dos mais pobres para o subúrbio das cidades e morros dando início as primeiras favelas.
Fonte: https://espacomorgenlicht.wordpress.com/2013/09/02/o-rio-que-queria-ser-paris/ Acesso em 20-03-2021
“Ao mesmo tempo que investia em setores básicos da reprodução da força de trabalho, a reforma de passos, por outro lado, beneficiou uma série de frações do capital. O primeiro beneficiário foi, sem dúvida, o capital financeiro (principalmente o internacional), que concedeu os empréstimos indispensáveis à realização das obras. Outras unidades do capital, entretanto, também foram bastante beneficiadas, já que o processo de remodelação da cidade gerou uma série de economias externas [...]” (ABREU, 2014, p. 412).
Bibliografia
ABREU, Maurício de Almeida de abreu. "Da habitação ao habitat: a questão da habitação popular no Rio de Janeiro". In. Escritos sobre espaço e história. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.