Biomas mundo

 

Por Prof. Herodes Cavalcanti

Biomas

Conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria. São seis os biomas brasileiros (FLORESTAS DO BRASIL, 2010).


Insolação da terra

A insolação da terra é a quantidade de energia emitida pelo sol (radiação eletromagnética) que incide sobre a Terra, nos provendo de luz e calor. 

A luz solar atinge a superfície terrestre de forma desigual por causa da esfericidade do planeta, da inclinação de seu eixo, do movimento de rotação (alternância do dia-noite) e do movimento de translação (alternância das estações do ano).

A variação da temperatura reside no principal fator explicativo para os diferentes tipos de clima e vegetação.







Tipos de vegetação

Tundra

Formada por musgos , líquens e gramíneas que aparecem no verão







Taiga ou  Floresta boreal 

Nessa região predominam as coníferas (pinheiro). 

Essa vegetação é do tipo aciculifoliadas (folhas em forma de agulha) o que facilita o deslizamento da neve.





                                                Tigre siberiano, animal ameaçado de extinção


Floresta Temperada


Boa parte dessa vegetação possuem características singulares, no inverno e outono as árvores perdem suas folhas, e por isso são denominadas de decíduos ou caducifólias. 






Carvalho de 1300 anos

Savana

Esse tipo de vegetação tem uma grande semelhança com o cerrado brasileiro, as savanas são compostas basicamente por gramíneas e capins, árvores e arbustos espalhados na paisagem. As savanas são situadas geograficamente em regiões de clima tropical, com duas estações bem definidas, sendo uma de seca (inverno) e uma chuvosa (verão).





Savana - caça ilegal de chifres de rinocerontes. O s chifres são usados para produção de joias e remédios afrodisíacos.

Floresta tropical ou pluvial tropical ou ombrófila densa



Nessas florestas  o clima predominante é quente e úmido, proporcionando assim o surgimento de grandes florestas com uma enorme riqueza de biodiversidade. 












Estepes e Pradarias

Estepe e pradarias: são compostas por plantas herbáceas (gramíneas) e arbustos.


Na Europa e na Ásia, recebem o nome de “estepe”. Na América do Norte, são chamadas de “pradarias”. Na África do Sul, recebem o nome de “veld”. E, na América do Sul, recebem o nome de “pampa”.


Estepe da Mongólia


Desertos

Vegetação xerófila (plantas adaptadas a aridez). Os cactos, por exemplo, armazenam água no seu caule e possuem folhas em forma de espinho, o que dificulta a perda de água.











Postagens mais visitadas deste blog

Fusos horários e curvas de nível

Luta pela Terra

Modernização da agricultura brasileira